Sem categoria

Restaurante Imaginário Piaba com Farinha

img_20181213_134212_6066759359418034531554.jpg

A cozinha desse restaurante abriu. Ela é democrática, uma miscelânea. E é reflexo de uma família afrontosa, dada à curiosidade e que se apaixona pela cozinha alheia. Uma paraense dançadora de carimbó e um maranhense que compra cedês de música brega têm mais curiosidade para o mundo que muita gente que eu conheço. E foi com eles, meus pais, que eu aprendi a olhar amorosamente pressa cozinha tão linda no nosso entorno. Farofa de Cuscuz já é o suficiente pra juntar o molho, mas o queimadinho do arroz branco com alho é a assinatura de qualquer cozinheiro que preze uma boa conversa e deixe a comida passar do ponto: queimadinho é poesia, meus amigos.

A língua de boi eu aprendi a comer com o meu pai, que fazia do “hummmmm, rapá” a apresentação mais bonita desse prato. Com batatas cozidas e ervilhas, “a língua” por si mesma já explica porque Catirina “só queria comer a língua do boi”.

O bode é um clássico aqui e é uma das minhas carnes preferidas. É piauiense, mas anda pela mesa dos Maranhenses já há bastante tempo. Eu acho a cor incrível e o ponto perfeito é aquele em que a carne se desmancha até que os ossinhos soltem todos. Comida, a mesa, as interjeições falam muito sobre a forma como a gente olha pra vida. Meus pais me ensinaram a ser corajosa e a sentir, provar, observar antes de me antecipar numa opinião. E quando a gente se dispõe a perceber (a vida, a comida, as conversas à mesa) construímos histórias, exercitamos a empatia e aprendemos a olhar amorosamente praquilo que não estamos acostumados. Em tempos de consumo frenético e apressado de tudo que chega até nós, como você interpreta ou lê a vida, a comida, o entorno?

Anúncios

Um comentário em “Restaurante Imaginário Piaba com Farinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s