Sem categoria

O sertão vai virar Mar, Maranhão.

Tem lugar que experimenta as quatro estações e eu imagino quanta poesia isso possa render.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aqui no Maranhão primavera e outono são conceitos. Mas hoje eu tenho certeza que agosto aportou por essas bandas e trouxe consigo o verão. A gente meio que teme o verão- especialmente se você mora perto da linha do Equador-, tão perto, mas tão perto, que dá pra sentir o bafo quente dos primeiros versos que ele recita…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em janeiro a gente se apaixona pela cor do inverno, as chuvas, o som dela, o café que as acompanha, as crônicas que surgem entre o que se pensou na janela do uber e o café com bolo de limão e chantily. Em outras épocas eu até lia livros pra chuva, ou relia livros de inverno. Vivi muitos invernos em São Luís e resmungava quando agosto chegava. Foi só quando mudei pro ‘Maranhão de dentro’ que me dei conta de que se o eclipse mexe com as pessoas, o verão mexia comigo. O verão é um romance naturalista. Acho que o verão é Hilda Hilst. Acho que o verão é colocar Vivaldi na vitrola.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O verão vem pra provar que esse amor de inverno é bandoleiro e também pra gente botar reparo até no jeito que as pessoas se abanam (abanar é uma palavra de verão). Eu amava histórias de inverno e o jeito bonito-blasé que a gente fica nessa estação. Mas não existe nada mais cravo e canela que esse sol de 34 graus e as gotas de suor dançando baião nas costas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Existe um jeito sertão de ser (tão…)
E dá pra se entranhar nele…
O verão é meu estado de poesia🌻🍃🌝

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s