Sem categoria

Todas as vezes em que eu reli a Patti Smith eu desejei morar nos anos 70.

As cartas de Van Gogh ao seu irmão Théo fazem companhia ao meu Valter Hugo Mãe. Enquanto isso, eu releio vez em vento um livro que li a primeira vez lá pelos idos de 2014. Eu sei quando vou precisar retornar a um livro.
Eu amo reler. Essa é a verdade. Às vezes ocorre de uma época, um lugar ou uma vida prescindirem de linhas antigas. Mas tudo é novo em releituras. Não se passa a mesma vista duas vezes sobre velhas linhas. O vinho natural que eu encontrei na estrada pediu que eu me aventurasse na mente inventiva e sensível da Patti Smith, uma poeta e performer que, com o melhor amigo, Robert Mappeltorne, eram “pobres e felizes” (Hemingway). Patti e Robert, essencialmente artistas, liam Rimbaud, dançavam ao som de Nina Simone, adoravam Bob Dylan, foram íntimos da turma do badalado círculo de Andy Warhol e conheceram pessoalmente Janis Joplin. Patti é o tipo de garota que grava cheiros, que não abre mão de memórias afetivas, que foge com um Rimbaud na mala e que se veste como se estivesse num filme da Nouvelle Vague. Houve identificação imediata. Patti são os anos 60 e 70: ” Robert muitas vezes ficava no David e eu pegava todos os nossos cobertores e ficava acordada até bem tarde lendo Luluzinha e ouvindo Bob Dylan.”

Patti é poesia tomando forma.
#sobrereleituras
#aArtedeReler

Um comentário em “Todas as vezes em que eu reli a Patti Smith eu desejei morar nos anos 70.

  1. Adoro essa autora… estou a ler ‘linha M’ dela. Gosto do ritmo, do estilo. Do jeito de se jogar contra a parede. Me sinto em queda ao ler suas linhas.
    Também tenho essa mania ‘re-ler’ alguns livros. Não são todos. Não é qualquer um… semana passada re-li ‘os demônios’ e que visão nova eu tive. Amei.

    bacio

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s